MATA ATLÂNTICA
IBIÚNA/SP
A Mata Atlântica é uma das mais respeitáveis florestas tropicais do mundo. À vista disso, guarda a maior biodiversidade na terra. E onde há multiplicidade de fauna e flora, acha-se água em profusão. De nascentes a cachoeiras, cada cena natural é uma dádiva.
OBSERVAÇÃO DA
FLORA E FAUNA
Explore os encantos da natureza! Descubra os segredos da vida selvagem capturados por nossas câmeras-trap e viva as melhores aventuras conosco!
SOMOS ESG
Representa as boas práticas ambientais, sociais e governamentais de uma empresa. Confira abaixo nossas iniciativas!
O NOSSO BAIRRO
VERAVA
Para contribuir com o crescimento da nossa região, grande parte dos insumos usados na nossa fazenda são adquiridos no bairro. Procuramos ainda conhecer a realidade de cada morador e de sua família e oferecer conhecimento educacional, ambiental e de vida saudável.
TODA GENTILEZA QUE O MEIO AMBIENTE MERECE
E isso envolve as pessoas da equipe, seus familiares e a comunidade que vive no Verava. Gente que vem sendo estimulada por projetos de educação ambiental, desenvolvimento pessoal e profissional da fazenda, onde cada atitude afeta de forma proveitosa a Mata Atlântica brasileira.
Nós atuamos além das fronteiras da fazenda, interagimos com a comunidade. Somos parceiros dela e aprendemos sempre com a vida rural. Queremos que os hóspedes também vivam isso, interajam com os moradores da região e que, assim, a distância entre a cidade e o campo seja cada vez menor.
CONECTE-SE AO JEITO DE VIVER DA NOSSA COMUNIDADE.
Fazemos parte do World Wide Opportunities on Organic Farms (WWOFF) e worldpackers, movimentos mundiais para promover um intercâmbio cultural e educacional. Por meio deles você pode participar do dia a dia da nossa fazenda, conhecer os moradores da nossa região e seu jeito de viver, enfim experimentar algo novo e sustentável.
Conheça mais sobre os programas nos links abaixo e venha aprender e compartilhar conosco sobre a terra e o seu cultivo.
NOSSA
HISTÓRIA
PROGRAMA DE VOLUNTARIADO
Morros Verdes cuida da terra, cuida das pessoas e compartilha experiências.
Ser referência no turismo de luxo ecológico/sustentável na Mata Atlântica brasileira.
VISÃO
Criar conexões de alto valor entre hóspedes, colaboradores, sócios e a natureza com requinte, inovação e conforto.
MISSÃO
Encantar clientes e visitantes com:
• Excelência no atendimento – gentileza, empatia, compromisso, respeito;
• Excelência no serviço – bebidas, comida, apresentação, conforto, manutenção do espaço, atividades recreativas prazerosas e interessantes;
• Sustentabilidade – uso correto dos recursos naturais, financeiros e humanos;
• Valorização da cultura da região e desenvolvimento da área em questão;
• Troca de conhecimento com hóspedes, colaboradores, natureza e meio ambiente.
VALORES
Werner Haberkorn saiu da Alemanha por conta da 2ª Guerra Mundial, escolheu o Brasil como nova pátria e aqui se estabeleceu como importante fotógrafo retratando São Paulo e Rio de Janeiro na década de 40. Ele é pai de Ernesto, um dos pioneiros de tecnologia da informação no Brasil, referência não somente em como empreender, mas em filosofia de vida saudável. Com amor, Ernesto apostou em um empreendimento que pudesse acolher os atributos e saberes dos seus 3 filhos, unindo uma psicóloga, uma jornalista e um geógrafo. Assim nasceu a Fazenda Morros Verdes: com 4 saberes que se multiplicam. Inquietos, deram vida a um projeto completo: para eles, para a Mata Atlântica, para a comunidade do Verava, para você e para as gerações futuras.
Patricia Haberkorn, filha mais velha de Ernesto e Rosa Maria Sodré é a atual responsável pela gestão desse grande projeto da família. Tem o olhar amplo e plural para todas as atividades da fazenda e do bairro. É psicóloga de formação, tem MBA de gestão de empresas na Espanha e é pesquisadora das ciências e medicinas naturais, área em que também se formou em terapias ayurvédicas na Índia. Com a união desses saberes e dessas experiências orquestra a equipe que toca a fazenda. Ama viajar e esportes e é mãe de Nina, Maite e Max.
Alexandre é o irmão mais novo, geógrafo, permacultor, apicultor, empreendedor e amante da natureza. Trouxe todos os princípios de sustentabilidade para o empreendimento. Assim, é responsável pelo programa de voluntariado e por todos os plantios e reflorestamento da fazenda. Com sua esposa Luciana, mora em Ubatuba para onde levou os conceitos e as experiências de turismo sustentável criando o Banana Bamboo Ecolodge. Construiu o Banana Bamboo Ecolodge para que as pessoas possam viver genuinamente o turismo sustentável. Trouxe toda essa rica bagagem para a fazenda e os bons resultados se espalharam para o bairro. Ama surfar e é pai de Micael e Clara.
Daniela é a filha do meio de Ernesto e Rosa, jornalista, sabe da importância da comunicação. Escolheu a beleza contida nos detalhes para compor a decoração dos chalés com charme e requinte. Ceramista, assina as peças do hotel com a marca do Atelier Terra Boa que fundou junto com a mãe. Apaixonada por viagens, é mãe da Lorena.
AGRICULTURA E ALIMENTAÇÃO ORGÂNICA
Buscamos oferecer aos hóspedes uma alimentação nutritiva e saudável. Para isso temos uma horta de orgânicos, pomar de frutas, cultivo de plantas medicinais, apiário, preferência pela compra de produtos de produtores da região.
ENERGIA E TRANSPORTE
Contamos na fazenda com a 1ª usina de energia solar particular do Brasil. Além disso, todo o transporte na fazenda é realizado por veículos elétricos ou bicicletas.
EQUIPE
Temos a responsabilidade de preparar a cultura de um atendimento de excelência. A nossa equipe é composta por moradores da região.
PERMACULTURA E AGROFLORESTA
Os conceitos de permacultura usam a inteligência da natureza para preservar a biodiversidade e uso saudável do solo favorecendo o ressurgimento da mata nativa. Aliado a isso, temos uma frente de recuperação agroflorestal onde mais de 50.000 mudas já foram plantadas por nossa equipe e hóspedes, recuperando cerca de 90% da Mata Atlântica da área da Fazenda Morros Verdes.
COMUNIDADE
Por aqui temos a preocupação diária com o auxílio continuo no levantamento do perfil da comunidade e suas necessidades. Somos facilitadores da criação da Associação comunitária do bairro do Verava/lbiúna e financiadores de ações sociais nesta sede, com apoio a ações educacionais e sociais. Criamos e financiamos o Projeto de educação para crianças da comunidade, o Projeto Cedrinho. Iniciamos neste ano uma parceria com a ONG Parceiros da Educação, essa parceria, com duração prevista de 5 anos, tem como principal objetivo elevar o padrão educacional na Escola Estadual Verava, onde mais de 500 alunos serão beneficiados diretamente.
PLÁSTICO ZERO E AMENITIES
Não é permitido o uso de plástico de vida única na fazenda. Todos os amenities são livres de produtos químicos e não foram realizados testes em animais.
CAPTAÇÃO E TRATAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA
Na Fazenda Morros Verdes é realizado o aproveitamento de água da chuva e tratamento com ozónio. Em todos os bangalós contamos com calhas para captação e tratamento de água da chuva. Água cinza (chuveiros e pia) são tratadas com raízes de bananeiras, que podem ser vistas pela janela em frente a pia do banheiro do bangalô.
TRATAMENTO BIOLÓGICO DE ESGOTO
O biossistema integrado é um sistema de tratamento biológico adequado para zonas rurais e isoladas que apresenta diversas vantagens em relação aos sistemas convencionais, pois além de tratar o esgoto, consegue produzir materiais úteis como: biogás, biomassa, plantas e adubo.